Gordura Boa vs Gordura Má

Gordura Boa vs Mágorduras

 As pessoas falam tantas vezes acerca de gorduras boas e gorduras más, que a comida boa por vezes recebe uma reputação terrível. Se você está preocupado em fazer o jogo gorduras boas/gorduras más, existem algumas coisas que você deve ter em mente. Em primeiro lugar, as gorduras saudáveis são boas para si. Quando consome alimentos que são naturalmente ricos em gorduras boas, podem haver excelentes efeitos na saúde do seu corpo.

 

O que é a Gordura Trans?

As gorduras Trans pertencem a um tipo de gorduras insaturadas que – digamos, não podem ser saturadas. O resultado disto é um aumento na possibilidade de doença do coração porque as gorduras Trans não podem ser decompostas correctamente e acabam por obstruir as artérias. As gorduras Trans acabam em colesterol mau e por isso os médicos dizem-lhe para as evitar.

Muita da chamada comida lixo (junk food) da qual gostamos, tem grandes quantidades de gorduras trans. Espere encontrar este tipo de gordura não saudável, na maioria da fast food, muitas marcas de batatas fritas e doces e escondendo-se noutros lugares em que não está à espera. É importante ler os rótulos para descobrir quanta gordura trans está na sua comida, para que possa ter uma ideia melhor de como a sua dieta é afectada em geral.

Hoje em dia, muitos alimentos publicitam que têm baixo teor ou nenhuma quantidade de gordura trans, mas a gordura é apenas substituída por alguma outra coisa que é tipicamente pouco saudável. Os motores de busca são o seu melhor aliado nesta situação. Quando se trata de ingredientes, se é uma palavra grande que você não consegue pronunciar, poderá ser um químico não saudável adicionado ao seu alimento para substituir a gordura trans ou algo mais substancial. Leia sempre os rótulos!

 

Gordura Saudável

As gorduras saudáveis podem ser decompostas pelo corpo e são na verdade benéficas para si. A maior parte dos frutos secos, manteigas naturais de amendoim, abacates e óleos saudáveis contêm boa gordura. Pesado e gorduroso, o óleo vegetal não é processado pelo seu corpo da mesma forma que o azeite ou óleos processados naturalmente, portanto é importante estar atento aos óleos que irão funcionar melhor com a química natural do seu corpo.

Só porque algo é cheio de gordura saudável não significa que possa ser consumido indiscriminadamente. A maioria das coisas ricas em gordura também acumula uma quantidade razoável de calorias. Como acontece na maioria dos alimentos, a moderação é a chave. Se não comer mais nada todo o dia para além de abacates, nozes e óleo, ainda assim estará a pôr “toneladas” de calorias no seu corpo. A melhor coisa a fazer é incorporar abacates, nozes, manteiga de nozes e óleos em refeições saudáveis com legumes e verduras. Não há nada melhor que uma fresca e deliciosa salada verde com pedaços de abacate, um pouco de azeite para temperar e alguns frutos secos para se tornar estaladiço. Refeições com Gordura Insaturada boa são excelentes para adicionar a outras coisas com menos sabor que possa estar a comer.

Experimente até encontrar algumas coisas saudáveis das quais goste e que contenham boas gorduras.

Lembre-se, nem todas as gorduras são más – ler os rótulos pode dar-lhe muita informação acerca do factor gordura saudável dos seus alimentos favoritos.

2016-12-29T06:13:54+00:00 June 3rd, 2013|