Trabalho Remoto: uma alternativa para profissionais e empresas

Agora que você viu todas as vantagens do trabalho remoto e acredita que chegou a hora de dar o primeiro passo e efetivamente começar o trabalho remoto em do seu home office ou escritório, mas ainda tem algumas dúvidas sobre como deve praticá-lo junto aos seus primeiros colaboradores, veja as cinco dicas que selecionamos para ajudar você expandir seus negócios de maneira estrutural:

Avalie o perfil de colaboradores e clientes: cada pessoa é única e deve ser tratada como tal. Um aspecto importante a ser considerado, portanto, é a disciplina e a capacidade de autogestão que cada um deles pode ter: uns preferem trabalhar em um ambiente isolado, outros podem preferir trabalhar na rotina do escritório.

Meça resultados: o trabalho à distância costuma funcionar melhor quando é possível medir o rendimento fora do escritório. Ter tarefas claras, com datas estipuladas, ajuda muito a medir o esforço de cada um deles. O importante é ter métricas para acompanhar o trabalho de todos os profissionais que estão trabalhando de casa e verificar se os objetivos estão sendo cumpridos de forma satisfatória para a empresa.

Estrutura: a empresa precisa oferecer ferramentas que possibilitem ao colaborador o trabalho remoto, como programas em nuvem, internet e um computador que o suporte. Mesmo assim, o home office é mais econômico do que os custos com ar-condicionado, espaço físico de cada colaborador, estacionamento etc. Se você não conhece ferramentas de suporte ao trabalho remoto, fique de olho no Pensando Grande esta semana, pois daremos dicas do kit perfeito para implementar o home office.

Equilíbrio é essencial: equilíbrio não pode faltar na vida. Ter encontros presenciais é importante para garantir a identificação do funcionário com a cultura corporativa e o alinhamento com os ideais da empresa. Além disso, isso permite a troca de ideias. O ideal é que o colaborador possa trabalhar alguns dias da semana em casa e alguns no escritório, para não perder o contato.

Incentive seus colaboradores a criar uma rotina, mesmo em casa: pode ser muito difícil saber a hora de parar, quando se está em casa. O escritório está acessível a qualquer momento, portanto incentive o cumprimento de horários entre seus colaboradores. Isso faz com que eles comecem e terminem os afazeres no prazo e não precisem, dessa forma, trabalhar além do tempo, o que pode gerar estresses desnecessários.

2016-12-29T06:13:42+00:00 May 30th, 2016|