Conheça o papel fundamental das “bactérias boas” para se ter um Sistema Imunológico forte

O nome “bactéria” desperta automaticamente em nós um sentimento de repulsa ou de alguma coisa causadora de doença. No entanto, um corpo humano adulto é composto por cerca de 90% de BACTÉRIAS, ou seja, contém cerca de 10 vezes mais bactérias do que células humanas.

As bactérias benéficas têm um papel fundamental no nosso sistema imunológico: protegem o organismo contra agressões externas, permitindo-nos sobreviver mesmo na presença de um número massivo de agentes patogénicos à nossa volta e em contacto connosco. Uma vez que a mucosa intestinal é a parte do corpo mais exposta a ataques externos, perto de 75% das células do sistema imunitário estão concentradas no trato digestivo. As bactérias presentes nos intestinos são autênticas maestras do sistema imunológico estimulando a resposta imunitária de forma a defender o organismo de bactérias patogénicas ou vírus ou suprimindo a reposta imunitária de forma a tolerar a presença de substâncias que não representem ameaça.

Além disso, as bactérias intestinais também participam na degradação de várias substâncias presentes nos alimentos que não podem ser digeridas pelo estômago, especialmente fibras presentes nas plantas. A ação metabólica das bactérias intestinais leva à formação de várias moléculas, algumas delas com ação anticancerígena.

 

A importância dos Probióticosno nosso sistema imunológicoprobióticos

Certos alimentos funcionam como probióticos, ou seja, têm uma ação benéfica sobre a composição e a atividade da flora de bactérias residentes. Vários benefícios para a saúde e resultados terapêuticos estão associados ao probióticos. Estudos epidemiológicos sugerem que o consumo de probióticos pode ser benéfico na prevenção do cancro. Outros estudos indicam uma ação quimio preventiva dos probióticos nos cancros do cólon, fígado e bexiga. Os efeitos anticancerígenos dos probióticos podem ser explicados pela ligação das bactérias a substâncias que podem causar mutações nas células do intestino, pela supressão do crescimento de bactérias que convertem substâncias pré-cancerígenas em cancerígenas ou simplesmente pela ação estimuladora do sistema imunitário.

 

E você sabia que o PureNourish tem probióticos na sua composição?

Clique aqui e conheça o nosso substituto de refeição completo e natural: PureNourish.

Clique aqui Para conhecer testemunhos dos produtos Ariix como o PureNourish.

2016-12-29T06:13:48+00:00 March 11th, 2014|