O que é – CONCEITO
Marketing de rede é um conceito de distribuição baseado no facto de que os clientes satisfeitos recomendam produtos. Ao fazê-lo supõe-se que o façam de uma forma mais emocional, que é mais eficaz. Constitui assim uma forma inteligente de divulgação dos produtos ou serviços de cada vez mais empresas, sejam novas ou tradicionais.
Outros sinónimos podem ser, por exemplo:
Mareketing Relacional, Marketing de Recomendação, Venda Directa.
O conceito tem vindo a ganhar crescente projeção graças às cadeias logísticas de entrega, que permitem entregas rápidas e económicas.
Sendo que normalmente as lojas ou supermercados constituem locais de armazenamento físico de produtos onde os clientes vão recolher o que desejam, na venda direta, através de uma compra feita online ou a partir do telefone, pode facilmente receber-se os bens desejados.
Vários equívocos foram gerados ao longo do tempo fruto de desconhecimento, sendo que aparecem alguns mitos como:
1-É um conceito de venda em pirâmide
2-Não é um negócio sério onde realmente se mova dinheiro
3-Alguns ganham muito e os outros trabalham para eles
De seguida dê-se ao trabalho de perceber a realidade.
Veja-se a diferença a nível gráfico:
Mal entendidos, O mito da Pirâmide
Por vezes as pessoas pensam que se alguém recebe uma comissão sobre os diferentes níveis ou estratos hierarquicos de uma empresa, então temos uma pirâmide. Isso é falso. Cada Gestor, Chefe ou Proprietário ganha sobre o trabalho de todos os níveis da empresa. Cada nível inferior da estrutura ganha menos dinheiro em relação aos de acima, e isto acontece nas empresas, nos órgãos de governo público etc. É a cadeia de comando, de gestão ou hierarquia.