O que pensa sobre o café? Será mito ou realidade?

O Especialista, Dr. Rob van DamCafé

Professor Assistente do Departamento de Nutrição da Harvard School of Public Health, procedeu a um estudo sobre o café e a saúde, e o resultado oferece uma boa notícia para os apreciadores de café. 

1. O que a pesquisa encontrou?

A pesquisa compreendia a relação entre o consumo de café e mortalidade no Estudo de Saúde das Enfermeiras e “Health Professionals Follow-Up Study” , que incluía cerca de 130 mil voluntários. O estudo compreendia homens e mulheres saudáveis, ​​com idades compreendidas entre os 40s e 50 anos, e acompanhamos a sua dieta e hábitos de vida, incluindo o consumo de café. E o resultado foi que não encontramos nenhuma relação entre o consumo de café e o risco aumentado de morte por qualquer causa, quer seja por cancro ou doença cardiovascular. Mesmo as pessoas que bebiam seis chávenas de café por dia o risco de morte não aumentou. Esta descoberta veio confirmar que para a população em geral, beber café não traz efeitos prejudiciais à saúde.

 2. Porque é que esta descoberta é tão importante?

É uma conclusão muito importante para todos aqueles que apreciam beber café! Se quer melhorar a sua saúde, porque não concentrar-se em outros factores de estilo de vida, tais como  aumentar sua actividade física, parar de fumar, ou comer mais cereais integrais.

 3. Existe um limite para a quantidade de café que é saudável beber a cada dia?

Tudo depende de cada organismo. Se você está a beber uma quantidade de café que provoque tremores, se tem insónias, ou se sentir-se stressado e desconfortável, obviamente, você está a beber muito café. Mas em termos de efeitos sobre a mortalidade ou outros factores de saúde, por exemplo, não vemos quaisquer efeitos negativos de consumir até seis chávenas de café por dia. Tenha em consideração que no nosso estudo e, na maioria dos estudos sobre o café, um “copo” de café é de 250 ml, com 100 mg de cafeína, e não 330 mg de cafeína que tem um café grande do Starbucks.

 

4. Existe alguma pesquisa que sugere que o café pode ter alguns efeitos benéficos para a saúde?cafe

Sim, a investigação ao longo dos últimos anos, sugere que o consumo de café pode proteger contra a diabetes tipo II, doença de Parkinson, cancro do fígado e cirrose hepática. E o nosso mais recente estudo sobre o café e mortalidade descobriram que as pessoas que bebem café regularmente tiveram um risco um pouco menor de morte por doença cardiovascular do que aqueles que raramente bebia café, este resultado deverá ser confirmado em outros estudos.

Nesta conclusão não estão abrangidas as mulheres grávidas, pessoas que têm dificuldade para controlar a pressão arterial ou diabéticos.

Continua no próximo artigo…

Por Ariix Portugal

2016-12-29T06:13:52+00:00 July 3rd, 2013|