Café, Mito ou Realidade II

5. Por que é que há dúvidas sobre se o café é mau ou bom para saúde?

Muitas vezes as pessoas pensam no café, como um veículo fornecedor de cafeína. Mas na verdade, é uma bebida muito complexa, com centenas de compostos diferentes. Desta forma, beber-lo pode levar a resultados muito diversos na saúde. Pode ser bom para algumas coisas e mau para outras, e isso não é necessariamente inconsistente. É por isso que fazemos estudos sobre efeitos muito específicos na saúde, por exemplo, estudos de como o café afeta o risco da diabetes, mas também realizamos outros estudos, como este, onde olhamos para o consumo de café versus mortalidade, durante um longo período de tempo, estudando o efeito na saúde em geral.

O café também é um pouco mais complexo de estudar do que alguns outros itens alimentares. Bebe-se muitas vezes junto com o tabaco, e com um estilo de vida que não é muito saudável. Por exemplo, pessoas que bebem muito café tendem a exercitar-se menos. Elas são menos propensas a usar suplementos alimentares, e tendem a ter uma dieta menos saudável.  Assim, nos primeiros estudos sobre o efeito do café na saúde, era difícil separar os efeitos do café dos do tabagismo e dos efeitos dum estilo de vida pouco saudável.

Ao longo das várias décadas em que o café tem sido estudado, houve alguns relatos de que o café pode aumentar o risco de certos tipos de cancro ou o risco de doença cardíaca. Mas em estudos melhor conduzidos, como o que acabamos de referir, com muita informação sobre todos os outros fatores de estilo de vida e com um esforço real para controlar esses fatores, não encontramos, como as pessoas temiam, muitos desses maus efeitos do café.

6. Qual é a mais recente pesquisa sobre os riscos do café ou cafeína durante a gravidez?

Para as mulheres grávidas, houve um pouco de controvérsia sobre se a elevada ingestão de café ou cafeína pode aumentar o risco de aborto.

Não há resposta conclusiva,  mas sabemos que a cafeína atravessa a placenta e atinge o feto, e que o feto é sensível à cafeína, e o metaboliza muito lentamente. Então, para as mulheres grávidas é prudente reduzir o consumo a um nível baixo, por exemplo, uma chávena por dia.

 

7. As pessoas com pressão arterial elevada devem considerar a redução de ingestão de café?

Sabemos que, se as pessoas não estão acostumadas a ingerir qualquer tipo de cafeína, e se a começam a usar, a pressão arterial sobe-lhes substancialmente. Após o consumo de cafeína durante uma semana, podemos verificar que o efeito é menos pronunciado, pois há menos aumento na pressão sanguínea. Após várias semanas de consumo continuado da cafeína, a pressão arterial já só aumenta ligeiramente. Em estudos que analisam a incidência de hipertensão na população em geral, que bebe café com cafeína, verificou-se que não está associado ao consumo um aumento substancial do risco. Mas se as pessoas têm hipertensão, e estão com dificuldade em controlar, elas deveriam mudar para o café descafeinado.

Rejuveniix é um sumplemento regulador da sua energia, proporcionando mais saúde clareza mental, vitalidade e energia de uma forma mais equilibrada e modulada ao longo do seu dia.

Por Ariix Portugal

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *