Café, Mito ou Realidade III

8. E as pessoas com diabetes podem beber café?cafe

Estudos demostram que o consumo de cafeína ou café descafeínado está associado a um baixo risco de diabetes tipo II. Mas, se analisarmos estudos rigorosos em que se apenas der às pessoas cafeína, elas têm que comer algo rico em glicose, levando a que os níveis de insulina caiam e os seus níveis de glicose no sangue subam mais do que o esperado. Não há quaisquer dados a longo prazo sobre o consumo de café e o controle da glicose. Mas se as pessoas com diabetes têm dificuldade de controlar a glicose no sangue, é benéfico mudarem para o descafeínado pois este último reduz a resposta da glicose.

É possível que haja efeitos simplesmente diferentes para consumo de curto e de longo prazo de café e cafeína, e, como mencionei antes, está a tornar-se cada vez mais claro que o café é muito mais do que cafeína e os efeitos na saúde que se verificam num descafeínado são muitas vezes diferentes daquilo que seria de esperar.

Por exemplo, ao analisarmos o estudo, parece que a cafeína pode ser algo benéfico, mas café com cafeína já não o é.  Se olhar para a pressão arterial e comparar os efeitos do café com cafeína com os efeitos da cafeína, vai descobrir que café com cafeína provoca um aumento da pressão arterial substancialmente mais leve do que seria de esperar para a quantidade de cafeína que ele contém. O mesmo é verdade para a relação entre o café, a cafeína, e a glicose no sangue após uma refeição. É possível que existam compostos no café que podem neutralizar o efeito da cafeína, mas são precisas mais pesquisas.

 

9. Beber café feito com um filtro de papel é mais saudável do que o beber fervido ou outros tipos?

O café contém uma substância chamada cafestol que é um potente estimulador dos níveis de colesterol LDL. O cafestol encontra-se na fração oleosa, e quando prepara o café com um filtro de papel, o cafestol fica no filtro. Outros métodos de preparação do café, como o café fervido comum nos países escandinavos, café da imprensa do francês, ou café turco, são muito mais elevados em cafestol. Assim, para as pessoas que têm níveis elevados de colesterol ou que querem evitar ter níveis elevados de colesterol, é melhor escolher café filtrado por filtro de papel ou café solúvel, uma vez que têm níveis muito mais baixos de cafestol que o fervido ou o café da imprensa do francês. O expresso está no meio-termo, pois tem menos cafestol do que o fervido ou da imprensa do francês e mais do que o café filtrado com papel.

 

10. Beber chá e café tem efeitos benéficos semelhantes?

Pode-se esperar que alguns dos efeitos benéficos do café sejam semelhantes aos do chá, uma vez que alguns dos compostos são semelhantes. Um estudo na China concluiu que beber grandes quantidades de chá Oolong, um litro por dia, é benéfico para o controle da glicemia em pessoas com diabetes. Mas, na pesquisa sobre o chá nos Estados Unidos, não é mostrado o mesmo tipo de efeito benéfico que vemos para o café, provavelmente porque as pessoas bebem chá que é mais fraco e bebem em menos quantidade.

A Ariix tem uma opção saudável para si, a cafeína natural, se procura um energizante  sem efeitos secundários clique em cima da palavra Rejuveniix e conheça os superpoderes dos seus ingredientes…

Por: Ariix Portugal

2016-12-29T06:13:52+00:00 July 8th, 2013|