Doenças do Coração Associadas à Obesidade

Aterosclerosedoenças do coração

A obesidade poderá acarretar o desenvolvimento de outros fatores de risco cardiovascular (além da própria obesidade), tornando o obeso, um indivíduo de maior risco para desenvolvimento de aterosclerose (formação de placas de gordura na parede das artérias).

A aterosclerose nas artérias do coração e do cérebro, acarreta o aparecimento de angina do peito, enfarto do miocárdio, insuficiência cardíaca e derrame cerebral.

Hiperuricemia (aumento dos níveis de ácido úrico) e alterações do sistema de coagulação (predispondo a formação de coágulos), são mais frequentes em indivíduos obesos. Todos estes fatores predispõem ao processo de aterosclerose.

Hipertrofia ventricular

Entre as várias doenças do coração está a hipertrofia ventricular esquerda, o aumento do músculo do coração por excesso de trabalho. A hipertrofia pode evoluir para a insuficiência e gerar arritmia; também aumenta o risco de um acidente vascular cerebral e morte súbita. O coração de uma pessoa acima do peso tem que trabalhar mais. Se o peso ideal de um homem é 70 kg, logo, o coração foi feito para trabalhar num corpo de 70 kg. Todavia, se há um sobrepeso de 30 kg, ele tem que trabalhar para um corpo de 70 kg e mais um de 30 kg, por conseguinte, fica sobrecarregado.

Hipertensão

Outro problema comum entre os obesos, é a hipertensão arterial. O motivo é a alta produção de insulina; por isso, muitas vezes o obeso não é diabético, entretanto, sofre com a pressão alta. A insulina age na manutenção do tamanho dos vasos sanguíneos e também favorece a absorção de água e sódio.

Vale lembrar que, uma alimentação não balanceada somada à compressão dos vasos sanguíneos, resulta na pressão alta.

Trombose

Como o coração do obeso funciona com dificuldade, há um bombeamento irregular de sangue para o corpo inteiro, gerando doenças ligadas ao sistema vascular.
Partindo desse pressuposto, é comum que obesos tenham varizes e enfrentem um risco maior de ter trombose (acumulo de coágulos de sangue dentro de vasos sanguíneos).

Colesterol alto

Os obesos têm baixa taxa de HDL, o colesterol bom que diminui o risco de ataque cardíaco e ajuda a remover o colesterol mau das paredes das artérias. O acumulo de gordura dentro dos vasos pode causar obstrução e até o enfarto.

slenderiix-exceler8

Estas doenças são a principal causa de morte na população.

SLENDERIIX

Como solução para combater esta epidemia, sugerimos-lhe que clique aqui e conheça o nosso programa de perda de peso de forma natural: Slenderiix.

2016-12-29T06:13:50+00:00 October 15th, 2013|