Os hidratos de carbono são realmente maus?

carboidratosDietas pobres em hidratos de carbono têm sido uma das maiores tendências de dieta da última década. A popularidade duradoura das dietas baixa em carboidratos tem muitos pontos fortes, mas a diferença entre hidratos de carbono bons e hidratos de carbono maus criou alguma confusão sobre os benefícios deste tipo de dieta. A vasta gama de planos de dieta e de produtos baixos em carboidratos levantaram ainda mais questões.

 

O QUE SÃO HIDRATOS DE CARBONO?

Antes de entrarmos nas vantagens e desvantagens dos hidratos de carbono, é importante entender o que eles fazem pelo seu corpo. Na terminologia de dieta, os hidratos de carbono referem-se a qualquer comida rica em hidratos de carbono. Os hidratos de carbono estão presentes na maioria dos alimentos que comemos, e funcionam como fonte primária de energia do nosso corpo. Pão, cereais, massas, batatas e feijão são todos alimentos bem conhecidos por serem ricos em hidratos de carbono. Fruta, refrigerantes e outros doces são também ricos em carboidratos.

QUAIS SÃO OS BENEFÍCIOS DE UMA DIETA BAIXA EM HIDRATOS DE CARBONO?

As dietas baixas em hidratos de carbono normalmente restringem a ingestão de hidratos de carbono para 50-150 gramas por dia, com um período inicial de quase nenhuma ingestão de hidratos de carbono. A eliminação quase súbita de hidratos de carbono de uma dieta normal, geralmente resulta numa perda de peso durante esta fase altamente restrita. Diminuir a ingestão de hidratos de carbono pode reduzir os níveis de insulina, e estimular o seu corpo a queimar mais gordura. No entanto, há muita controvérsia sobre se uma dieta baixa em hidratos de carbono tem ou não benefícios significativos em comparação com outros planos de dieta.

Então, há riscos em fazer uma dieta baixa em hidratos de carbono?

Há muitos efeitos laterais associados a uma dieta baixa em hidratos de carbono, que a faz parecer uma opção menos atraente. Alguns efeitos laterais de dietas baixas em hidratos de carbono incluem:

  • Fraqueza
  • Tontura
  • Fadiga
  • Irritabilidade
  • Dor de cabeça
  • Prisão de ventre

A fim de compensar a diminuição de hidratos de carbono, esta dieta exige um aumento significativo no consumo de carne diário, causando potencialmente problemas de saúde. Cortando drasticamente nos vegetais e fibras, que são ricos em hidratos de carbono, pode-se também causar deficiências em nutrientes, a menos que sejam corrigidos por suplementos alimentares apropriados. A súbita perda de peso que acompanha o período inicial da maioria das dietas baixas em hidratos de carbono, decresce significativamente ao longo do tempo, especialmente à medida que esses planos vão gradualmente permitindo a ingestão de mais hidratos de carbono. Se você está a considerar fazer uma dieta baixa em hidratos de carbono, ou qualquer outra grande mudança de estilo de vida, consulte o seu médico.

 

ENCONTRAR UM EQUILÍBRIO

A maioria dos nutricionistas aconselham a não excluir os hidratos de carbono bons, tais como os alimentos de grão, em vez de os evitar a todos. Desta forma, obtém os benefícios nutricionais dos alimentos saudáveis que contêm hidratos de carbono, sem os inconvenientes que vêm com consumo de alimentos processados que têm hidratos de carbono maus. Felizmente, é fácil distinguir a diferença entre os dois, especialmente tendo em conta que as melhores opções se estão a tornar mais comuns.

Substituir o pão branco e massas pelos seus homólogos de trigo integral, e escolher arroz integral em vez de arroz branco são algumas maneiras simples de pôr mais hidratos de carbono bons na sua dieta, sem sacrificar os alimentos de que você gosta. Escolher frutas frescas em vez do sumo processado ou refrigerantes açucarados é outra forma inteligente de evitar os excessos de açúcar no sangue que têm dado aos hidratos de carbono maus uma reputação tão negativa. Afinal, como acontece com a maioria das dietas de sucesso, os benefícios estão fortemente ligados às decisões inteligentes que toma em relação aos alimentos que escolhe para comer. É tudo uma questão de equilíbrio.

Por Ariix Portugal

2016-12-29T06:13:52+00:00 June 28th, 2013|